sábado, 15 de dezembro de 2012

Emagreça: use farinha a seu favor


De uva, laranja, maracujá, banana verde... Elas são práticas para dias de correria e carregam uma série de benefícios





Quem é que não sabe que comer uma banana fresquinha é uma delícia? Mas muitas vezes acabamos nos esquecendo de cumprir nossa cota diária de frutas e, com isso, deixamos de consumir a quantidade de fibras necessária. Uma boa pedida para facilitar a ingestão é apostar nas farinhas de frutas, que podem ser misturadas a sucos e iogurtes. Como são feitas também coma casca, costumam ter uma dose extra de nutriente.
Fique por dentro
Lá vem mais uma invenção estranha! Se foi exatamente isso que você pensou ao começar a ler este texto, é hora de mudar de ideia. Explicamos por quê: a farinha de frutas não é nenhuma mistura mirabolante de ingredientes naturebas (e nem sempre saborosos). "É o resultado das frutas trituradas com polpa e casca", explica a nutrólogaSylvana Braga, de São Paulo. "Ela é seca, levemente assada, triturada e coada." Simples assim.
Por que consumir?
Longe de nós sugerir que você troque definitivamente sua boa e velha (e deliciosa) laranja pela farinha! A ideia é variar o consumo e aproveitar a grande vantagem que o produto nesse formato traz: a praticidade. Ela pode ser adicionada a um suco ou potinho de iogurte e pronto. Você consegue certos benefícios da fruta mesmo quando ela não está à mão. "A farinhaconsegue ter valores nutricionais semelhantes aos das frutas", diz a nutricionista Fernanda Vaz, da Clínica Patricia Davidson Haiat, no Rio de Janeiro.
Fibras: a grande vantagem
O processo de fabricação da farinha, em geral, inclui a casca e outras partes das frutas além da polpa, que é o que normalmente comemos (dois exemplos clássicos disso são a banana e a laranja). Com isso, a concentração de fibras costuma ser maior, e isso é boa notícia na certa. "Essas farinhas oferecem saciedade, melhoram o trânsito intestinal, modulam o açúcar no sangue, o que promove a secreção de insulina de forma eficaz, e também reduzem o colesterol total", afirma Fernanda. E, você está careca de saber, elas ajudam a manter a saciedade por mais tempo, dão uma ajudinha para o bom funcionamento do intestino e ainda são legais para a saúde do coração.
Fique esperta
"As partes não comestíveis da fruta que entram na farinha também trazem antinutrientes como os fitatos, que impedem a absorção de outras vitaminas e minerais. Por isso, tome cuidado com quantidade, frequência ecom o que se consome junto", diz a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria, em São Paulo. Outro ponto: "Ao mastigarmos uma maçã, colaboramos para a saciedade com a própria mastigação, além de termos o sabor único do alimento", lembra a nutricionista Fernanda Vaz. E, se a farinha for feita apenas com a casca da fruta, você acabará sem os benefícios da polpa. "Principalmente vitaminas e minerais, além do sabor diferenciado", avisa Cynthia.
Variedade
Há diversas farinhas de frutas disponíveis no mercado, e cada uma delas conta com um benefício específico. Uma das mais famosas é a de banana verde. "Ela contribui para a baixa de glicose, os bons níveis de colesterol e combate a osteoporose", diz Sylvana. Já as de maçã, laranja e maracujá estão ligadas à perda de peso porque têm pectina, fibra solúvel que reduz o apetite e aumenta a saciedade. A farinha de uva tem propriedades antioxidantes. "Faz bem para a circulação e para o coração." Mas fica o aviso: esses benefícios ainda não são 100% comprovados pela ciência. "Ainda não há estudos sobre o seu uso, mas temos vários relatos de pacientes que se beneficiaram com as farinhas", diz Sylvana.
Como escolher e consumir
O produto pronto para consumo é encontrado com mais facilidade em lojas de artigos naturais. Mas, antes de colocar na cestinha, cheque a procedência e veja se ele foi avaliado por algum órgão de saúde. Isso é importante para ter certeza de que não há contaminação. Você pode adicionar a sucos e iogurtes, salpicar sobre saladas e sopas e incluir no preparo de feijão, bolos e tortas - faça as combinações de acordo com seu paladar. As nutricionistas recomendam de 2 a 3 colheres (sopa) rasas por dia. Não ultrapasse esse limite: as 50 calorias de 1 colher não comprometem seu manequim, mas quando elas são multiplicadas...
Faça você mesma
Dá para fazer sua farinha em casa. "Numa travessa refratária, coloque a fruta lavada com casca e leve para assar por 30 minutos em forno brando (isso evita que a fruta torre)", ensina Sylvana. "Em seguida, triture (pode ser no liquidificador) com a casca e coe." Guarde em um recipiente de vidro tampado por no máximo duas semanas.
Coma já
Valores nutricionais
30 g (1 colher [sopa]) de farinha de maracujá têm 40 calorias, 2 g de proteína, 8 g de carboidrato, 0 g de gordura, 18 g de fibra e 0 mg de sódio. (Esses números são parecidos para todas as frutas.)
Superpoderes
Todas possuem boa quantidade de fibras. Em geral, elas ajudam a manter a saciedade e fazem bem ao intestino. A de banana verde, rica em amido resistente, contribui para a baixa de glicose e os bons níveis de colesterol. A de uva tem antioxidantes, o que previne doenças cardíacas. As de maçã, laranja e maracujá estão ligadas à perda de peso por causa da presença de pectina.
   
Nas prateleiras
Farinha de Maracujá com Colágeno
· 100% natural, sem conservantes ou aditivos químicos, promete acalmar e atuar no combate ao envelhecimento e na eliminação de toxinas no organismo. Tem alta concentração de pectina, que ajuda a diminuir o colesterol e os níveis de glicose no sangue.
Farinha de Banana Verde
· Tem 84% de amido resistente, útil para retardar a absorção da glicose, reduzir o colesterol e os triglicérides e promover a saciedade.
Farinha de Uva com Colágeno
· É rica em resveratrol, que previne problemas cardíacos; ainda reduz o nível de colesterol e ajuda a regularizar a pressão arterial. Como não tem a frutose natural da fruta fresca, pode ser consumida por diabéticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICIDADE