segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Seis Alimentos que aceleram o metabolismo e ajudam a perder peso


Proteínas magras, pimentas, gengibre, café, chá-verde e branco, alimentos fonte de ômega-3 são alguns exemplos de alimentos que aceleram o metabolismo e, consequentemente, ajudam a perder peso.
O nutricionista e mestre em fisiologia Ricardo Zanuto explica que tais alimentos têm este poder acelerador por serem termogênicos.
- Isso acontece porque um dos componentes do metabolismo é o processo de controle da temperatura corporal. Dessa forma, os alimentos termogênicos podem aumentar o metabolismo e o gasto energético do corpo. O ideal é que sejam ingeridos diariamente e associados ao exercício e a dieta balanceada, para alcançar os resultados esperados - explica Zanuto.
O profissional ressalta ainda a importância da prática de exercícios físicos para ajudar ainda mais no processo de emagrecimento.
- O nosso metabolismo é a união entre as calorias que ingerimos (anabolismo) com o que gastamos de energia (catabolismo) no dia a dia. Por isso, para manter o peso adequado, é fundamental manter ambos igualados. Já para perder peso, a pessoa precisa, necessariamente, gastar mais do que consome. Atividades aeróbicas são as mais indicadas - completa.
Confira 6 alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo:
Proteínas: queijo ricota, ovo, carnes magras, entre outras, são exemplos fundamentais para qualquer tipo de dieta que queira acelerar o metabolismo. Quase 20% do valor calórico da proteína é gasto pelo organismo só para digeri-la. Estudos também mostram que a saciedade da proteína se dá de forma mais rápida do que carboidrato e gordura. Pela aceleração do metabolismo, não pode faltar, de acordo com o profissional.
Alimentos ricos em proteína ajudam a emagrecer
Alimentos ricos em proteína ajudam a emagrecer Foto: Arquivo
Gengibre: acelera em até 20% o metabolismo. Este efeito acontece por alguns de seus compostos, como o citral, borneol e zingerona, que são de antioxidantes e termogênicos;
Gengibre também acelera o metabolismo
Gengibre também acelera o metabolismo Foto: Divulgação
Pimentas vermelhas: aumenta a circulação e a temperatura corporal, além de aumentar a secreção de adrenalina favorecendo a lipólise (substância queimadora de gordura);
Pimenta vermelha é aliada no emagrecimento
Pimenta vermelha é aliada no emagrecimento Foto: Arquivo
Café e chá verde: apresentam alto teor de cafeína, que é estimulante direto da lipólise (mobilização de gorduras de seus estoques para a corrente sanguínea), favorecendo a utilização das gorduras como fonte de energia;
Chá verde e café: bebidas que ajudam a perder peso
Chá verde e café: bebidas que ajudam a perder peso Foto: Arquivo
Canela em pó: tem efeito termogênico;
Canela em pó facilita o emagrecimento
Canela em pó facilita o emagrecimento Foto: Divulgação
Ômega 3: ácidos graxos ômega 3 são aliados na perda de gordura permanente, por manter níveis saudáveis de açúcar no sangue, inibindo o armazenamento de calorias como gordura e aumentando a produção de calor.
Alimentos ricos em ômega 3 são favoráveis ao emagrecimento


Leia mais: http://extra.globo.com/mulher/corpo/seis-alimentos-que-aceleram-metabolismo-ajudam-perder-peso-saiba-quais-sao-5884211.html#ixzz2FKmEY43z

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICIDADE