Benefícios do maracujá
Ela chegou no mercado com a fama de ter o poder de baixar as taxas de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes. Mas, aos poucos, a farinha feita com a casca do maracujá também se revelou um excelente bloqueador de gordura. Ou seja, impede que o organismo absorva parte desse nutriente presente nos alimentos. Daí faz você perder peso.A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, encontrada em grande quantidade na parte branca da casca da fruta. A farinha não fica atrás: tem 20% dessa fibra, segundo estudo feito pelo químico e pesquisador Armando Sabaa Srur, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “No estômago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade”, explica a médica e nutróloga Daniela Hueb. Com isso, você se sente bem alimentada com uma porção menor de comida. A pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue – quanto mais lento esse processo, mais a fome demora para voltar a dar sinal.
Menos toxinas
Outra boa notícia: a fibra presente na farinha de maracujá promove uma faxina no organismo. Ela ajuda a eliminar as toxinas, que, acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo – o que faz sua dieta emperrar. Só que para facilitar a ação desintoxicante da pectina, é importante beber mais água, no mínimo 2 litros por dia.
Nutrientes extras
A farinha de maracujá é fonte de várias vitaminas e minerais.
• Niacina (vitamina B3): atua na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago.
• Ferro: previne anemia e aumenta o pique.
• Cálcio: favorece a contração muscular, fortalece ossos e dentes.
• Fósforo: também deixa os ossos fortes, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação.
A maioria das pessoas conhece o maracujá e seu intenso, delicioso e inconfundível sabor, e o utiliza apenas para sucos e doces. Se você é dessas pessoas, saiba que a casca do maracujá pode ser um poderoso emagrecedor, capaz de reduzir até 2kg em uma semana! Isso porque além de diminuir os níveis de açúcar no sangue, ela também bloqueia a absorção de gorduras e prolonga a sensação de saciedade.
É claro que a farinha de maracujá sozinha não faz milagres: você deve associar seu consumo a hábitos de vida saudáveis, uma dieta balanceada e uma rotina de exercícios físicos.
Como preparar a farinha de maracujá
Ingredientes
- 6 maracujás
- 1 litro de água
- 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio ou vinagre
Modo de Preparo
Lave os maracujás e mergulhe-os em uma solução de água com bicarbonato de sódio ou vinagre, por 20 minutos (para fazer sua higienização completa). Enxágue em água corrente. Corte a fruta ao meio e retire a polpa para fazer suco, caldas, doces (não será usada no preparo da farinha) Fatie a casa em tirinhas, coloque em uma assadeira e leve ao forno (médio) durante 30 minutos, para desidratar. Espere esfriar e bata no liquidificador até obter uma farinha. Passe pela peneira para retirar os grânulos maiores e guarde num recipiente bem tampado.
Sugestão de cardápio com farinha de maracujá
Consuma uma colher de sopa da farinha de maracujá antes das principais refeições ou acrescente em sucos, sopas e saladas.
Café da manhã
- 1/2 copo de leite desnatado com 1 colher de sopa de achocolatado light
- 1/2 mamão papaya
- 2 bolachas cream cracker
- 1 colher de sopa de requeijão light
Lanche da manhã
- 1 copo de iogurte natural desnatado
- 2 morangos
Almoço
- 1 prato de sobremesa de alface
- 2 rodelas de tomate
- 1 palmito picado
- 1 filé de frango médio grelhado
- 3 colheres de sopa de purê de batata
- 1 taça pequena de pudim diet de chocolate
Lanche da tarde
- 1 copo de suco light de maracujá
- 5 morangos
- 3 torradinhas de arroz
- 1 polenguinho light
Jantar
- 1 prato de sobremesa de rúcula temperada com azeite e vinagre
- 1/2 beterraba ralada
- 1 filé de linguado médio assado
- 1 escumadeira de cuscuz de legumes
- 1 taça pequena de salada de frutas
Nenhum comentário:
Postar um comentário